Trocar modo IDE para AHCI Windows 7 sem BSOD

IDE - SATA

 

Com a actualização de sistemas do windows XP para o Windows 7 uma das opções que pode optimizar a forma como o disco comunica com a motherboard, se verificarem que a vossa maquina não tem dispositivos IDE após esta verificação confirmamos se a BIOS está em modo de operação AHCI se este estiver em modo IDE então nesse caso este tuturial é para si.

AHCI é uma sigla do mundo informático que significa Advanced Host Controller Interface e é um padrão técnico definido pela Intel que especifica a operação de adaptadores de barramento de host SATA (Serial ATA).

O AHCI está presente nos chips tecnologicamente mais avançados da Intel. Além disso, o modo AHCI está ativado na BIOS, onde habitualmente existem 3 configurações disponíveis: IDE, AHCI e RAID. As configurações AHCI e RAID necessitam de um dispositivo de armazenamento que possua o driver (no caso dos sistemas operativos a partir do Windows 7 já possuem estes drivers), para que este seja incluído na instalação do sistema operacional (através da tecla F6). Se isto não acontecer, os discos rígidos não serão detectados.

Algumas das vantagens de alterar este modo

  • concede um apoio ao Comando Nativo de Enfileiramento (NCQ), capacitando as unidades SATA a aceitarem mais de um comando de cada vez, aumentando o nível de eficiência;
  • Permite a troca a quente (hot plugging) de dispositivos (retirar discos SATA com o computador ligado em MB suportadas);
  • confere suporte às rotações escalonadas entre várias unidades quando o sistema operacional é inicializado.

No modo AHCI, o disco duro comunica com o resto do sistema no computador usando um controlador de armazenamento SATA. O AHCI dá aos desenvolvedores de software e designers de hardware um método padrão para a detecção, configuração e programação de adaptadores SATA / AHCI.

 

Bios AHCI

 

PROCEDIMENTO

  1. Abrir o Editor de registos do windows (regedit.exe)
  2. Navegar até à chave de registo: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Msahci
  3. Modificar o valor da chave “Start” para 0 (zero)
  4. Navegar até à chave de registo: HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Services\Pciide
  5. Modificar o valor da chave “Start” para 0 (zero)
  6. Reiniciar o computador
  7. Ao reiniciar entre na BIOS, e modifique nas opções de disco para “AHCI”. Salve as alterações e Voilá.

 

 

Fontes:

 

Informática de Conhecimento

Pplware

Informática de Conhecimento

Aberto até de Madrugada

Informática de Conhecimento

%d bloggers like this: