Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7

Depois de alguma pesquisa descobri como é fácil instalar o velhinho XP depois de uma maquina já ter o Windows 7 instalado e configurado, pois não é que seja difícil instalar dois sistema mas por vezes configura-los é o mais complicado, pois é sempre aquela coisa de instalar drivers, depois programas configurar os programas a nosso gosto essas coisas.

São alguns procedimentos a serem tomados pois todo o cuidado é pouco e por isso convem fazerem uma backup dos vossos ficheiros pode algo correr mal, não é que fiquem sem eles mas podem é ficar sem acesso a eles uma vez que não conseguem entrar no sistema operativo.

ANTES DE MAIS FAÇAM COPIAS DE SEGURANÇA

E agora vamos a isso

Necessitamos de ter uma partição criada apenas para o XP ou seja uma partição para cada sistema operativo

Precisamos de ter um cd do XP e outro do Windows 7 e um de UBUNTU (para se correr mal terem por onde salvar a situação com o excelente live cd).

Depois de termos estes requisitos basta inserirem o cd do XP e fazerem o procedimento normal de instalação mas para a partição destinada ao xp nunca na do WINDOWS 7 ou VISTA, para não nos enganarmos podemos renomear os discos ainda dentro do windows 7. depois do sistema instalado o computador vai apenas arrancar no XP não mostrando nenhum menu, depois basta desligarmos o pc e arrancarmos com o cd do windows 7, aparecerá os idiomas fazemos seguinte, depois aparece a opção instalar mas não é isto que queremos mas sim uma opção no canto inferior esquerdo que diz REPARAR COMPUTADOR, depois disto irá surgir um quadro que mostra o nosso windows 7 agora vem ai a complicação é que normalmente dá um erro a dizer que a versão do cd não é a correcta algo assim teremos que escolher uma parte que diz recuperar através de imagem criada anteriormente e quando aparecer o novo quadro cancelamos e irá surgir então um outro quadro com várias opções e uma que nós precisamos mesmo é a que tem um uma janelinha preta que diz Prompt ou linha de comandos, ok após isto irá surgir a linha de comandos onde termos de inserir os seguintes comandos:

Bootrec.exe /fixMBR

e depois premir ENTER e irá aparecer uma mensagem a dizer que foi efectuado com exito.

Depois intoduzimos o comando seguinte:

Bootrec.exe /fixBoot

Ok agora podemos fechar a linha de comandos e reiniciar o pc.

Após reiniciar o pc vamos verificar que arranca para o Windows 7 e não para o xp.

Depois de já se encontrarmos dentro do sistema iremos ao menu iniciar e escrevemos “cmd” sem as aspas e irá aparecer no cimo do menu esta aplicação (Linha de comandos) agora em cima da aplicação com o botão direito escolhemos a opção correr como Administrador.

Após a abertura da linha de comandos iremos inserir o seguinte comando :

(Nota: Tem de ser respeitados todos os espaços e caracteres após inserir cada comando e premir enter irá ser exibida obrigatoriamente uma mensagem de sucesso IMPORTANTE: a letra /d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado pode mudar consoante a vossa instalação)

bcdedit /create {ntldr} /d “Windows XP”

bcdedit /set {ntldr} device partition=D:

bcdedit /set {ntldr} path \ntldr

bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast

Ok agora basta reiniciar e pronto já aparece os dois sistemas operativos no arranque do pc.

CASO ao arrancar para o XP vos seja dado um erro que não foi encontrado o ntldr basta entrarem no windows 7 e com o cd do windows xp inserido abrir a linha de comandos e digitar os seguintes comandos:

copy e:\i386\ntldr d:\

copy e:\i386\ntdetect.com d:\

(NOTA: a letra “e” nos comandos representa a letra da vossa drive onde se encontra inserido o cd do xp e a letra “d” representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado)

Espero ter ajudado (com imagens teria sido mais intuitivo mas realço que o importante são os comandos que são inseridos no caso do pessoal que faz este tipo de coisas já saber utilizar parte das ferramentas aqui usadas)

34 comentários a “Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7”

  1. Valew, muito obrigado, funcionou 200% aqui, muito obrigado mesmo.

    Obs: So tive que trocar o D do bcedit /set {ntldr} device partition=D: por F. Tudo foi igualziho mas isso tive que mudar.

    Obrigadao, abracao, t+

    1. Aqui no meu pc consegui entrar no W7 mas não consigo entrar no Xp, diz que os comandos: no primeiro diz que preciso especificar um entrada e nos 2 seguintes diz que não encontra os arquivos no local especificado e sómente o ultimo que deu exito.

  2. eu to tentando pelo pront de comando do dvd do w7, pela parte da recuperacao do w7, e nao ta dando certo. Como eu faco pra da certo???

  3. ola amigos… fiz todos os passos de configurações mais continua a diser que o xp esta corrompido e nao inicia… alguem pode me ajudar diser se tem outros passos alem desses, grato.

  4. Se tivermos o LAPTOP com Windows 7 com duas partições C: e D: mas para instalar o XP vamos ter que reparticionar a drive D: para criar a partição para o XP e UBUNTU com o CD UBUNTU que permite isso,sabendo que a partição para o UBUNTU pode ser pequena para usar como instalado sendo que ao fazer também a instalação do UBUNTU ele instala o Gestor de Boot GRUB para gerir o arranque da instalação no LAPTOP com Win7 particionado de origem em duas partições c: e d: e que vai ficar com mais o XP e UBUNTU
    Pode se quiser usar o UBUNTU só em CD evitando a instalação mas na minha opinião o LINUX instalado e bem mais útil.
    Espero que me ajudem a ver se esta correcta a minha abordagem pois estou aberto a criticas construtivas amigos.
    Obg

  5. Vou deixar uma sugestão: Quem tiver problemas com a digitação/interpretação dos comandos BCDEDIT, pode usar no windows7 o programa EasyBCD, que torna um pouc do cd o mais fácil.
    Após o uso do Easybcd apenas copiar os dois arquivos do cd do xp para a unidade D:(ou outra conforme onde foi instalado o xp.

  6. Olá, gostaria de pedi um help.. Eu tenho uma maquina com windows 7 instalado, e instalei o xp mas na mesma partição :( . Agora a maquina inicia no xp, quero voltar a iniciar no windows 7, tem como fazer isso? Qual arquivo eu devo alterar ?

    1. Vai na BIOS e seleciona o operativo para fazer o BOOT em primeiro ou tenta a tecla F9 ou outra quando reiniciar o LAPTOP e escolha o operativo que pretende seleccionando a drive (HD) correspondente no bootloader.

      1. Instalaste o XP na mesma partição do Windows 7? Então o XP assumiu o arranque. Tenta fazer o acima descrito e depois diz algo pois poderá que ser outra solução.
        Abraço

  7. Colega tens a solução no inicio dos comentários feita por um colega sobre como alterar o bootloader…Lê bem o comentário.
    Abraço

  8. O amigao e o erro “O acesso ao repositorio do windows foi negado”, pow se nao fosse o colega Carlos Merschmann, eu tinha me ferrado aqui pow.

  9. Tinha o win 7 e o xp instalados, cada um em um hd, sendo q o XP em um IDE e o 7 em um sata, acontece que o 7 nao inicia se o IDE nao estiver com o xp corretamente instalado, até ai td bem. Acontece q o IDE deu erro e precisei formatar o xp, blz, mas nao inicia o win 7 depois disso. FIz os primeiros passos corretamente e ele continua a entrar pelo XP…vou tentar pelo EasyBCD agora.

  10. Ocorre um problema, quando eu tento inicializar pela partição do windows 7 ele só inicializa se tiver em modo AHCI ou RAID; A partição do windows xp só inicializa em modo ATA. Como solucionar isso?

  11. Eu estou tentando tenho seguido o tutorial mais na hora de digitar os comandos no cmd do windows 7 vem uma mensagem de erro.
    Meu XP esta instalado no disco f; então digito o seguinte comando bcdedit /create {ntldr} /f “Windows XP”, ou com F, e vem a seguinte mensagem, Opção de linha de comando inválida: /f
    Execute “bcdedit /?” para obter assistência da linha de comando.
    Parâmetro incorreto. Como faço?

  12. Ola Lincoln, me acontece a mesma coisa e não consigo sair daqui… é a mesma coisa.. não adianta colocar letra nenhuma, não resolve… AO TIPO QUE ESCREVEU O TOPICO; COMO RSOLVE ISTO?!?

    1. Lincoln eu estava com esse mesmo problema, é só ir no botão Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando clicar com o botão direito e escolher executar como administrador e digitar os comandos.

  13. Excelente, ajudou muito mesmo, parabéns! Só um detalhe: onde vc escreveu “IMPORTANTE: a letra /d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado …”, na verdade o /d faz parte do comando bcdedit /create {ntldr} /d “Windows XP” e não deve ser alterado. A letra de unidade onde o Windows XP está instalado deve ser informada no comando seguinte, o bcdedit /set {ntldr} device partition=D:, onde o D: deve ser trocado, se for o caso, pela letra de unidade correspondente. Valeu!

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Informática de Conhecimento

Pplware

Informática de Conhecimento

Aberto até de Madrugada

Informática de Conhecimento

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: