Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7

Depois de alguma pesquisa descobri como é fácil instalar o velhinho XP depois de uma maquina já ter o Windows 7 instalado e configurado, pois não é que seja difícil instalar dois sistema mas por vezes configura-los é o mais complicado, pois é sempre aquela coisa de instalar drivers, depois programas configurar os programas a nosso gosto essas coisas.

São alguns procedimentos a serem tomados pois todo o cuidado é pouco e por isso convem fazerem uma backup dos vossos ficheiros pode algo correr mal, não é que fiquem sem eles mas podem é ficar sem acesso a eles uma vez que não conseguem entrar no sistema operativo.

ANTES DE MAIS FAÇAM COPIAS DE SEGURANÇA

E agora vamos a isso

Necessitamos de ter uma partição criada apenas para o XP ou seja uma partição para cada sistema operativo

Precisamos de ter um cd do XP e outro do Windows 7 e um de UBUNTU (para se correr mal terem por onde salvar a situação com o excelente live cd).

Depois de termos estes requisitos basta inserirem o cd do XP e fazerem o procedimento normal de instalação mas para a partição destinada ao xp nunca na do WINDOWS 7 ou VISTA, para não nos enganarmos podemos renomear os discos ainda dentro do windows 7. depois do sistema instalado o computador vai apenas arrancar no XP não mostrando nenhum menu, depois basta desligarmos o pc e arrancarmos com o cd do windows 7, aparecerá os idiomas fazemos seguinte, depois aparece a opção instalar mas não é isto que queremos mas sim uma opção no canto inferior esquerdo que diz REPARAR COMPUTADOR, depois disto irá surgir um quadro que mostra o nosso windows 7 agora vem ai a complicação é que normalmente dá um erro a dizer que a versão do cd não é a correcta algo assim teremos que escolher uma parte que diz recuperar através de imagem criada anteriormente e quando aparecer o novo quadro cancelamos e irá surgir então um outro quadro com várias opções e uma que nós precisamos mesmo é a que tem um uma janelinha preta que diz Prompt ou linha de comandos, ok após isto irá surgir a linha de comandos onde termos de inserir os seguintes comandos:

Bootrec.exe /fixMBR

e depois premir ENTER e irá aparecer uma mensagem a dizer que foi efectuado com exito.

Depois intoduzimos o comando seguinte:

Bootrec.exe /fixBoot

Ok agora podemos fechar a linha de comandos e reiniciar o pc.

Após reiniciar o pc vamos verificar que arranca para o Windows 7 e não para o xp.

Depois de já se encontrarmos dentro do sistema iremos ao menu iniciar e escrevemos “cmd” sem as aspas e irá aparecer no cimo do menu esta aplicação (Linha de comandos) agora em cima da aplicação com o botão direito escolhemos a opção correr como Administrador.

Após a abertura da linha de comandos iremos inserir o seguinte comando :

(Nota: Tem de ser respeitados todos os espaços e caracteres após inserir cada comando e premir enter irá ser exibida obrigatoriamente uma mensagem de sucesso IMPORTANTE: a letra /d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado pode mudar consoante a vossa instalação)

bcdedit /create {ntldr} /d “Windows XP”

bcdedit /set {ntldr} device partition=D:

bcdedit /set {ntldr} path \ntldr

bcdedit /displayorder {ntldr} /addlast

Ok agora basta reiniciar e pronto já aparece os dois sistemas operativos no arranque do pc.

CASO ao arrancar para o XP vos seja dado um erro que não foi encontrado o ntldr basta entrarem no windows 7 e com o cd do windows xp inserido abrir a linha de comandos e digitar os seguintes comandos:

copy e:\i386\ntldr d:\

copy e:\i386\ntdetect.com d:\

(NOTA: a letra “e” nos comandos representa a letra da vossa drive onde se encontra inserido o cd do xp e a letra “d” representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado)

Espero ter ajudado (com imagens teria sido mais intuitivo mas realço que o importante são os comandos que são inseridos no caso do pessoal que faz este tipo de coisas já saber utilizar parte das ferramentas aqui usadas)

Anúncios

36 opiniões sobre “Instalar Windows xp em dual boot numa maquina com Windows 7”

  1. Valew, muito obrigado, funcionou 200% aqui, muito obrigado mesmo.

    Obs: So tive que trocar o D do bcedit /set {ntldr} device partition=D: por F. Tudo foi igualziho mas isso tive que mudar.

    Obrigadao, abracao, t+

    1. Aqui no meu pc consegui entrar no W7 mas não consigo entrar no Xp, diz que os comandos: no primeiro diz que preciso especificar um entrada e nos 2 seguintes diz que não encontra os arquivos no local especificado e sómente o ultimo que deu exito.

  2. eu to tentando pelo pront de comando do dvd do w7, pela parte da recuperacao do w7, e nao ta dando certo. Como eu faco pra da certo???

  3. ola amigos… fiz todos os passos de configurações mais continua a diser que o xp esta corrompido e nao inicia… alguem pode me ajudar diser se tem outros passos alem desses, grato.

  4. Se tivermos o LAPTOP com Windows 7 com duas partições C: e D: mas para instalar o XP vamos ter que reparticionar a drive D: para criar a partição para o XP e UBUNTU com o CD UBUNTU que permite isso,sabendo que a partição para o UBUNTU pode ser pequena para usar como instalado sendo que ao fazer também a instalação do UBUNTU ele instala o Gestor de Boot GRUB para gerir o arranque da instalação no LAPTOP com Win7 particionado de origem em duas partições c: e d: e que vai ficar com mais o XP e UBUNTU
    Pode se quiser usar o UBUNTU só em CD evitando a instalação mas na minha opinião o LINUX instalado e bem mais útil.
    Espero que me ajudem a ver se esta correcta a minha abordagem pois estou aberto a criticas construtivas amigos.
    Obg

  5. Vou deixar uma sugestão: Quem tiver problemas com a digitação/interpretação dos comandos BCDEDIT, pode usar no windows7 o programa EasyBCD, que torna um pouc do cd o mais fácil.
    Após o uso do Easybcd apenas copiar os dois arquivos do cd do xp para a unidade D:(ou outra conforme onde foi instalado o xp.

  6. Olá, gostaria de pedi um help.. Eu tenho uma maquina com windows 7 instalado, e instalei o xp mas na mesma partição 😦 . Agora a maquina inicia no xp, quero voltar a iniciar no windows 7, tem como fazer isso? Qual arquivo eu devo alterar ?

    1. Vai na BIOS e seleciona o operativo para fazer o BOOT em primeiro ou tenta a tecla F9 ou outra quando reiniciar o LAPTOP e escolha o operativo que pretende seleccionando a drive (HD) correspondente no bootloader.

      1. Instalaste o XP na mesma partição do Windows 7? Então o XP assumiu o arranque. Tenta fazer o acima descrito e depois diz algo pois poderá que ser outra solução.
        Abraço

  7. Colega tens a solução no inicio dos comentários feita por um colega sobre como alterar o bootloader…Lê bem o comentário.
    Abraço

  8. O amigao e o erro “O acesso ao repositorio do windows foi negado”, pow se nao fosse o colega Carlos Merschmann, eu tinha me ferrado aqui pow.

  9. Tinha o win 7 e o xp instalados, cada um em um hd, sendo q o XP em um IDE e o 7 em um sata, acontece que o 7 nao inicia se o IDE nao estiver com o xp corretamente instalado, até ai td bem. Acontece q o IDE deu erro e precisei formatar o xp, blz, mas nao inicia o win 7 depois disso. FIz os primeiros passos corretamente e ele continua a entrar pelo XP…vou tentar pelo EasyBCD agora.

  10. Ocorre um problema, quando eu tento inicializar pela partição do windows 7 ele só inicializa se tiver em modo AHCI ou RAID; A partição do windows xp só inicializa em modo ATA. Como solucionar isso?

  11. Eu estou tentando tenho seguido o tutorial mais na hora de digitar os comandos no cmd do windows 7 vem uma mensagem de erro.
    Meu XP esta instalado no disco f; então digito o seguinte comando bcdedit /create {ntldr} /f “Windows XP”, ou com F, e vem a seguinte mensagem, Opção de linha de comando inválida: /f
    Execute “bcdedit /?” para obter assistência da linha de comando.
    Parâmetro incorreto. Como faço?

  12. Ola Lincoln, me acontece a mesma coisa e não consigo sair daqui… é a mesma coisa.. não adianta colocar letra nenhuma, não resolve… AO TIPO QUE ESCREVEU O TOPICO; COMO RSOLVE ISTO?!?

    1. Lincoln eu estava com esse mesmo problema, é só ir no botão Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Prompt de comando clicar com o botão direito e escolher executar como administrador e digitar os comandos.

  13. Excelente, ajudou muito mesmo, parabéns! Só um detalhe: onde vc escreveu “IMPORTANTE: a letra /d representa a letra da unidade onde o windows xp se encontra instalado …”, na verdade o /d faz parte do comando bcdedit /create {ntldr} /d “Windows XP” e não deve ser alterado. A letra de unidade onde o Windows XP está instalado deve ser informada no comando seguinte, o bcdedit /set {ntldr} device partition=D:, onde o D: deve ser trocado, se for o caso, pela letra de unidade correspondente. Valeu!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

Informática de Conhecimento

Pplware

Informática de Conhecimento

Aberto até de Madrugada

Informática de Conhecimento

%d bloggers like this: