Instalar o AWN no Ubuntu Hardy Haron 8.04

O Avant Window Navigator, conhecido como AWN, é uma barra do tipo dock que depois de activada aparece no fundo do ecrã. O AWN suporta atalhos, lista de tarefas e applets de terceiros, a aparência é configurável e lembra as barras de menu dos sistemas da Apple. É uma boa opção para deixar o GNOME com um aspecto um pouco diferente.

Para instalar o AWN na nova versão do Ubuntu Hardy Haron, temos de:

  1. Adicionar os repositórios de software AWN ao Ubuntu; para isso, devemos aceder ao menu Sistema->Administração->Fontes de Aplicações
  2. No separador “Aplicações de Terceiros”, ao fundo pressionar “Adicionar…” e introduzir “deb http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main” (sem as aspas), dentro da caixa “Linha do APT”; Pressionar “Adicionar Fonte”
  3. Ainda no separador “Aplicações de Terceiros”, ao fundo pressionar novamente “Adicionar…” e introduzir “deb-src http://ppa.launchpad.net/awn-testing/ubuntu hardy main” (sem as aspas), dentro da caixa “Linha do APT”; Pressionar “Adicionar Fonte”
  4. Na janela “Fontes de Aplicações”, pressionar “Fechar” e confirme que deseja reler a “informação sobre o software disponível”, utilizando o botão “Reler”
Agora já podemos instalar a versão mais recente do AWN no Ubuntu, ou utilizando o Synaptic, ou utilizando a consola. Eu vou explicar utilizando este último método:
  1. Abram a Consola (Terminal – “Aplicações->Acessórios->Consola”) e digite e seguinte linha de comandos “sudo apt-get install awn-manager-trunk awn-extras-applets-trunk awn-manager-trunk”; Como sabem isto vai formatar o vosso computador, e destruir quaisquer dados que precisem… Just kiding, era só para ver se estavam atentos. Isto vai instalar o AWN, versão em desenvolvimento, o que vai fazer com que tenham sempre uma versão bastante actualizada desta aplicação.

Para executarem a dock, ela vai ficar disponível no menu Aplicações->Acessórios->Avant Window Navigator. Podem adicionar atalhos para aplicações, arrastando-as do menu aplicações para cima da dock. Podem adicionar algumas applets bastante interessantes, clicando numa àrea na dock sem ícones (não é fácil), e seleccionando “Preferências”. Mais fácil é numa consola escrever “awn-manager”. Com isto poderão personalizar alguns pormenores bastante interessantes da vossa dock. Podem inclusive deixá-la com este aspecto:

 

Avant Window Navigator

Por fim para que arranque automaticamente quando o ubuntu iniciar ir a Menu GNOME->Sistema->preferências->Sessões , então clique no botão “Adicionar” e preencha os campos nome, comando e comentário com avant-window-navigator.

Créditos Autor Original: Claudio Esperança

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Informática de Conhecimento

Pplware

Informática de Conhecimento

Aberto até de Madrugada

Informática de Conhecimento

%d bloggers like this: